terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Curiosidades: Ferrofluido

     Não se assuste. O maluco que vos escreve pretende fazer Química na faculdade, então postarei aqui, de vez em quando, alguma curiosidade científica, daquelas que você não vê na escola. Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre Ferrofluido. Ferrofluido é uma suspensão líquida (daí  o 'fluido' no nome) de um solvente oleoso e de nano-partículas do metal Ferro. Como você talvez já tenha estudado na escola, o Ferro é um dos poucos materiais magnetizáveis. Bem, a partir disso é que vem a parte legal do Ferrofluido. Ao expor esse material à um campo magnético, de um ímã, por exemplo, as nano-partículas do ferro tentarão se alinhar com os pólos do ímã, segundo a imagem a seguir:
      Porém, tais partículas encontram um obstáculo em seu caminho: o óleo da solução. Dessa forma, a tensão superficial do óleo age como limitador do movimento dessas partículas, formando sobre o pólo do ímã uma estrutura espetada de puro Ferrofluido. Esses 'espetos' seguem a direção das linhas do campo magnético do ímã, como vemos aqui:
Sim, isso é ferrofluido!
         Com uma boa quantidade de ferrofluido você pode se divertir, fazendo ele se moldar de acordo com um ímã. Nesse vídeo, um artista japonês usou uma verdadeira piscina de ferrofluido para fazer essa obra de arte. Vale a pena dar uma olhada.

   Esse aqui mostra algumas das possíveis brincadeira, testando as possibilidades do ferrofluido: 


        Você encontrará  na internet algumas receitas de para se fazer ferrofluido. Por experiência própria, posso dizer que a maioria não dá um resultado legal, fica mais parecido com uma lama magnética do que com líquido, além de fazerem uma sujeira desgraçada. Caso você queira o seu próprio, você pode comprar aqui na AMAZON e mandar entregar no Brasil: http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=ferroluid&x=0&y=0

Qualquer dúvida, curiosidade, comentem ou falem comigo!

Até, W.D.