quarta-feira, 21 de março de 2012

Uzumaki - um mangá para morrer de curiosidade e matar seu tédio

Final e começo de ano corrido com vestibulares, viagens e cursinho...acabei deixando as coisas meio paradas por aqui. Se seu 2012 começou meio lento, como o meu, seja pela greve na sua faculdade, seja pelo mês de nivelamento do cursinho, você deve estar se perguntando "o que catzo eu faço com meu tempo livre?". Como de praxe, os posts aqui do blog servem para ajudar a atenuar o maior mal da humanidade: o Tédio.

   Minha dica de hoje é o mangá Uzumaki (do japonês, Espiral), criado em 1998 pelo desenhista Junji Ito, que me foi indicado por um amigo há alguns dias. A trama, divida em 20 capítulos gira em torno de Kirie, uma jovem colegial, que vive nem uma cidade portuária da costa do Japão. Eis que uma série de acontecimentos bizarros, conectados estranhamente por padrões em espirais, começam a afetar a vida na pacata cidade, levando Kirie e seu namorado Suichi a se envolverem e uma rede de mistérios e suspense que cercam a história local.


   A obra tende a agradar tanto fãs da cultura japonesa, quanto aqueles mais restritos à ela. Nesse site, de fácil navegação, é possível realizar a leitura online, no sentido ocidental e na língua inglesa.
   Com um pouco de pesquisa, você poderá encontrar um filme homônimo de 2000 baseado no mangá; aí fica um outra dica - NÃO ASSISTA - o filme diminui e empobrece o roteiro original, ainda com atuações e efeitos lamentáveis!


Até a próxima, W.D.